23.10.12

Fotos Centro Histórico - parte1

 O Centro de Porto Alegre é a parte mais antiga da nossa cidade e concentra a maioria  dos marcos históricos da nossa Capital.  Muitas vezes, não percebemos a beleza e a elegância da nossa cidade, transitamos rapidamente e não notamos como nossa Porto Alegre é bonita.

 Estou começando uma série de fotos do Centro Histórico. Nessa primeira parte, registrei a Igreja da Matriz, Teatro São Pedro, Antiga Casa da Junta, Assembléia Legislativa com vista da praça, Palácio Piratini, Museo Júlio de Castilhos, entre outros. Foram muitas fotografias, selecionei algumas fotos para postar aqui no blog e fiz um breve resuminho histórico do local.

                                                    

 O projeto da construção da Catedral é do arquiteto João Batista Giovenale, professor da Academia de Belas Artes de Roma, e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro. O arquiteto era notável por trabalhos em Roma,além de outras obras de restauração de templos romanos.

 
 

                                    

 

A Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Matriz, é um espaço público e histórico da cidade. Está localizada no coração de Porto Alegre e existe desde os primórdios da capital.
 
 
 

 
O Palácio do Ministério Público é um prédio histórico de Porto Alegre. Localizado na Praça da Matriz, faz parte de um complexo de edificações de grande significado arquitetônico e histórico. Devido aos seus múltiplos usos este prédio recebeu muitos nomes, como prédio da Assembléia Provincial, Palácio Provisório, prédio das Repartições Públicas e Edifício  das Obras Públicas.
 

 
 
Palácio Piratini é a atual sede do governo do estado do Rio Grande do Sul. Está localizado na Praça Marechal Deodoro. O Piratini contabilizou mais de vinte e cinco ocupantes, entre interventores, presidentes de província e governadores eleitos e nomeados.
 

 
 
 
 
A antiga Casa da Junta, também conhecida como a Antiga Assembléia Legislativa é um prédio histórico de Porto Alegre. Foi erguido em 1790, sendo o mais antigo remanescente edificado da época da fundação da cidade. O projeto é do capitão José Montanha, sendo concebido como um conjunto com o antigo palácio do governo, à esquerda, este demolido para dar lugar ao atual Pálacio Piratini. Em  1981 foi tombada e recentemente foi restaurada, devendo abrigar em breve o Memorial do Legislativo.
 

 
 
 
 
O Teatro São Pedro é o mais antigo da cidade. Surgiu por iniciativa de uma sociedade de doze cidadãos,  cujos rendimentos seriam destinados para auxílio da Santa Casa de Misericórdia. Em vista da louvável proposta, o então presidente da província Manoel Antônio Galvão doou em 1833 um terreno para a sua construção.  O edifício em estilo neoclássico foi inaugurado em 27 de junho de 1858, com capacidade para 700 espectadores e decoração em veludo e ouro, numa época em que Porto Alegre tinha pouco mais de vinte mil habitantes.
 




 O Pálacio da Justiça é uma edificação da cidade, construído na praça da Matriz, em 1968, é uma das mais importantes obras da arquitetura contemporânea brasileira realizadas no estado.
 

 
 
O Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo museo do Rio Grande do Sul. Está instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre, localizados na rua Duque de Caxias 1231 e 1205 no centro cidade.
O museu é aberto a visitações de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. 
 
 
                                        

O prédio da Assembléia Legislativa é um projeto do arquiteto paulista Gregório Zolko, que utilizou materiais nobres e modernos. Na fachada da rua Duque de Caxias foi instalada uma grande série de painéis metálicos retratando cenas de temática gaúcha.

 
 
 
                                                     Av. Borges de Medeiros
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fotos gestantes

Ensaio de gestante com seu animal de estimação.É possível sim!