9.11.12

Fotos Centro Histórico - parte 2

Olá Pessoal! Continuando com a série de fotografias do "Centro Histórico de Porto Alegre", agora com a segunda parte. As próximas fotos são legais e foi bem interessante sair para fotografar, além de poder curtir a cidade e pesquisar sua história, tem  todo uma preparação, que só quem curte fotografia  sabe como é instigante e revelador.  A baixo, mais  algumas fotos do Centro Histórico e um breve resuminho da história do local pra quem não lembra.


Igreja Nossa Senhora das Dores.  
Em 1752, Portugueses estabeleceram-se à beira do Guaíba e formaram o primeiro núcleo da futura cidade de Porto Alegre, próximo de onde, construiriam a Igreja Nossa Senhora das Dores.   A construção seguiu até 1903 quando a igreja foi, finalmente, inaugurada, apresentando corpo em estilo colonial português com fachada eclética. Em 1938, a pedido da comunidade,a igreja foi tombada por seu valor artístico e arquitetônico, na categoria de Sítio Histórico Urbano Nacional.



 
 
 
 
Monumento aos Açorianos
Homenagem à chegada dos primeiros sessenta casais açorianos que povoaram a cidade. O monumento, em linhas futuristas, está localizado próximo ao Centro Administrativo. Construído em 1973, feito em aço, é uma obra do escultor, Carlos Tenius e lembra uma caravela, composta de corpos humanos entrelaçados, e tendo à frente uma figura que lembra o mitológico Ícaro que representa a vitória.
No monumento existe o seguinte escrito: "Jamais sonhariam aqueles casais açorianos, que da semente que lançavam ao solo nasceria o esplendor desta cidade".


 


A Escola Técnica Ernesto Dornelles
Foi fundada em 1946, tendo como sede o imponente casarão da Rua Duque de Caxias, com suas majestosas colunas, construído em 1914.

Ele foi projetado pelo engenheiro arquiteto Affonso Herbert, e concluído em 1917. É um prédio monumental, as colunas que estão na entrada têm 13 metros de altura e o pé-direito dos pisos é de 6,60m. É um prédio valioso para o acervo cultural da cidade e merece ser  preservado por toda a comunidade. 
 
 

 
 
 
O Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul
É um prédio em forma de pirâmide localizado no bairro Praia de Belas em Porto Alegre. No edifício funcionam diversas Secretarias e outros órgãos da administração pública estadual. Seu nome é uma homenagem ao economista e político Fernando Ferrari.Teve sua construção iniciada em 1976, e a inauguração ocorreu em agostode 1987. 
 
 
 
 
O Solar dos Câmara
Construído entre 1818 e 1824 para  José Feliciano Fernandes Pinheiro, no estilo dos casarões coloniais portugueses, para servir-lhe de residência.
Em 1824, José Feliciano, então inspetor da Alfandega do RGS, foi nomeado pelo imperador Dom Pedro I o primeiro presidente da província. José Feliciano é também considerado o primeiro historiador do Rio Grande do Sul, por sua obra Anais da Província de São Pedro. Morreu em 1847, tendo residido no solar durante vinte e nove anos.
O Solar dos Câmara é um prédio histórico e um centro cultural da cidade  de Porto Alegre. Sendo mantido pela Assembleia Legislativa. O solar  é considerado o mais antigo prédio residencial da cidade e localiza-se à rua Duque de Caxias, n° 968, no Centro Histórico de Porto Alegre.
 
 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fotos gestantes

Ensaio de gestante com seu animal de estimação.É possível sim!